O Tocantins continua a consolidar-se como um dos principais destinos para a pesca esportiva no Brasil. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participa da 17ª edição daPesca & Companhia Trade Show, a maior Feira de Turismo de Pesca Esportiva da América Latina. O evento ocorre em São Paulo, no Distrito Anhembi Centro de Eventos, entre esta quinta-feira, 20 e o próximo sábado, 22.
No primeiro dia da feira, a secretária executiva de Turismo do Tocantins, Jocélia Costa, representou o secretário de Turismo, Hercy Filho, e o governador Wanderlei Barbosa, durante a abertura oficial do 3º Fórum Nacional do Turismo de Pesca. Durante a apresentação, a gestora destacou as diversas riquezas naturais do Estado. “Apresentamos as vastas potencialidades do Tocantins, como as mais de 400 espécies de peixes já catalogadas, sendo 18 delas ideais para a pesca esportiva. Destacamos também nossos rios e lagos do Cantão, com mais de 800 lagos, nossas bacias hidrográficas, a Ilha do Bananal [a maior ilha fluvial do mundo], além dos lagos formados pelas usinas hidrelétricas”, afirmou a Jocélia Costa. Ela também ressaltou o apoio do governador Wanderlei Barbosa e do secretário Hercy Filho, destacando que a Secretaria de Turismo está comprometida em transformar a pesca esportiva em um dos maiores atrativos turísticos do Estado.
O Fórum foi dividido por painéis de apresentação, que discutiu temas comoO Impacto do Turismo da Pesca no Mercado Global; Torneio de Pesca do Brasil como Indutor de Turismo, além de Mesa Redonda com apresentações de ações governamentais, políticas públicas e casos de sucesso, onde os representantes dos estados puderam participar.
Após o Fórum, ocorreu a cerimônia de abertura da17ª Pesca & Companhia Trade Show. O Estado participa da Feira com cinco empresas tocantinenses como coexpositoras, que têm a oportunidade de divulgar as belezas naturais do Estado, incluindo seus rios, lagos, ilhas e as diversas espécies de peixes que atraem turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo — entre elas, o tucunaré- azul.
A feira é uma plataforma estratégica para negócios, destinada exclusivamente a profissionais do mercado, proporcionando inovação, oportunidades de networking e o crescimento do setor esportivo. O evento segue até o próximo sábado, 22, reunindo expositores especializados, como agências de viagens, operadoras de turismo, meios de hospedagem e condutores.
Em paralelo à presença em eventos nacionais e internacionais como a Feira de São Paulo, a Secretaria de Turismo do Tocantins (Setur) tem investido no desenvolvimento do setor, com iniciativas como a capacitação de condutores de pesca. No ano passado, cerca de 200 condutores participaram do programaTocantins Recebe Bem, um esforço contínuo para qualificar profissionais e fortalecer a economia local por meio da pesca esportiva.
Mín. 23° Máx. 29°