Domingo, 28 de Novembro de 2021 10:36
9298125-7000
Senado Federal Senado Federal

Dia Nacional da Criança Traqueostomizada será celebrado em 18 de fevereiro

Foi sancionada a Lei 14.249, de 2021, que institui o 18 de fevereiro como Dia Nacional da Criança Traqueostomizada. O texto foi publicado nesta sex...

26/11/2021 09h50
10
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Segundo o relator, Nelsinho Trad, trata-se de um "procedimento cirúrgico delicado" - Waldemir Barreto/Agência Senado
Segundo o relator, Nelsinho Trad, trata-se de um "procedimento cirúrgico delicado" - Waldemir Barreto/Agência Senado

Foi sancionada a Lei 14.249, de 2021, que institui o 18 de fevereiro como Dia Nacional da Criança Traqueostomizada. O texto foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

Foi naquela data, em 2017, que houve o primeiro consenso nacional com recomendações para o tratamento de crianças traqueostomizadas, definido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Célvico-Facial e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pela nova lei, a data será dedicada a “atividades intersetoriais para a promoção de ações de conscientização e de esclarecimento sobre cuidados necessários às crianças traqueostomizadas”.

A norma teve origem em projeto (PL 5.114/2019), do deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO) e foi aprovado no Senado no final de outubro com a relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Em seu relatório, Nelsinho lembra que trata-se de “procedimento cirúrgico delicado, em que a parede anterior da traqueia é aberta e, consequentemente, sua exposição ao meio externo”, usado como alternativa à respiração quando o paciente não consegue usar as vias aéreas. A justificação do projeto alerta para a necessidade de cuidados permanentes a esses pacientes e para a dificuldade dos profissionais de saúde para lidar com essa condição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.