Sábado, 24 de Julho de 2021 00:18
9298125-7000
Geral Pará

Governo propõe criação de Convênio de Cooperação Técnica com Belém para tratar da futura integração de transporte

A diretoria do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) propôs à Prefeitura de Belém a criação de um convênio de cooperação técnica a partir da elaboração de um grupo de trabalho para tratar sobre a futura integração do...

22/07/2021 20h45
10
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

A diretoria do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) propôs à Prefeitura de Belém a criação de um convênio de cooperação técnica a partir da elaboração de um grupo de trabalho para tratar sobre a futura integração do sistema de transporte na Região Metropolitana de Belém. A proposta foi apresentada durante reunião que ocorreu nesta tarde (22), no gabinete do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

“Essa cooperação é importante porque cria um ambiente institucional para que Estado e Prefeitura discutem todas as questões que precisam ser superadas visando a integração dos sistemas”, afirma o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. Além da proposta apresentada, a reunião teve o objetivo de discutir a atuação dos sistemas BRTs (Belém e Metropolitano), já que possuem concepções diferentes. “São duas administrações buscando soluções que beneficiem de forma máxima o cidadão que vai ser o usuário desse sistema”, frisa Ribeiro.

Para a assinatura do convênio, será criado um grupo de trabalho com a participação de representantes do NGTM e do município, que deve tratar sobre a infraestrutura, operação e regulamentação da futura integração. O Núcleo já enviou a minuta da proposta para a prefeitura. O

Prefeito de Belém acredita que o caminho para o acordo é o diálogo, pois trata-se de um tema de interesse comum. “Por isso é plenamente viável estabelecer um planejamento que integre os sistemas, pois em tese, funciona de forma integrada, mas eles foram planejados separadamente. É o interesse metropolitano que tem que prevalecer, dos cidadãos que estão investindo no sistema, pois são recursos públicos”, comenta.

Participaram ainda da reunião, o diretor de planejamento do NGTM – Cláudio Conde, o assessor técnico do Governo – Paulo Ribeiro, a superintendente da Semob – Ana Valéria Borges, e a procuradora do município – Laura Villas.

Por Michelle Daniel (NGTM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.