Sábado, 24 de Julho de 2021 00:58
9298125-7000
Geral Amazonas

Anel Leste: Governo do Amazonas irá construir ciclovia no entorno da Reserva Ducke

O Governo do Amazonas, por meio da Seinfra, irá construir uma ciclovia no entorno da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

22/07/2021 14h10
12
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Anel Leste
Anel Leste

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), irá construir uma ciclovia no entorno da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Norte de Manaus. O projeto faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos. Somando as duas pistas de rolamento, cada uma com 10,8 metros de largura, o canteiro central, com cinco metros de largura; as calçadas e a ciclovia, o trecho da ciclovia terá 35,25 metros de largura.

Mobilidade e esporte 

A obra do Anel Leste é projetada para melhorar a mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que permite a prática de esporte, por meio do ciclismo, e a utilização de meios de transporte alternativos, como a bicicleta.

Para garantir a segurança dos ciclistas, a pista destinada à ciclovia não será construída na mesma estrutura da pista de rolamento, e sim entre a calçada, que terá dois metros de largura e a cerca que limita a reserva Adolpho Ducke.

Complexo Viário Anel Leste 

O novo corredor desviará a circulação de veículos pesados do centro de Manaus, fazendo o deslocamento entre as zonas norte e leste da capital. O Anel Leste também beneficiará o polo industrial de Manaus, facilitando o trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial com destino ao Aeroporto Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174.

O investimento é de R$ 200.486.354,10, o contrato foi assinado em 2013, ficou engavetado por cerca de cinco anos, e a obra iniciada em 2019, na gestão do governador Wilson Lima. O empreendimento vai gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.

A obra apresenta um percentual de 18% e a previsão de conclusão para dezembro de 2022. O Anel Leste inicia no trevo da avenida dos Oitis e terminará na avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.