Segunda, 16 de Maio de 2022 21:19
9298125-7000
Saúde Amazonas

Governo do Amazonas institui campanha para incentivo à vacinação Tríplice Bacteriana Acelular

24/01/2022 13h20
146
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Campanha de Conscientização e Incentivo à Vacinação DTPa deverá acontecer no mês de junho de cada ano no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Lei nº 5.784, que institui a Campanha Estadual de Conscientização e Incentivo à Vacinação da Tríplice Bacteriana Acelular (DTPa). Conforme a lei de 12 de janeiro de 2022, a campanha será incluída no calendário oficial de eventos do estado.

A vacina DTPa faz parte do cronograma básico de vacinação das crianças. Ela foi implantada no calendário em 2014 devido aos casos de coqueluche que acometiam crianças menores de 2 meses, tendo em vista que o calendário de vacinação contra essa doença inicia aos 2 meses de vida com a vacina Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e bactéria Haemophilus influenzae tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Para o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, a vacinação continua sendo a arma mais importante para proteger as crianças. “Esse é o método mais efetivo de prevenir doenças graves que, no passado, levavam crianças e adultos a óbito e assustaram muitas gerações”, declarou o gestor.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Amazonas, Izabel Nascimento, a vacina DTPa é importante mesmo para os pacientes que apresentaram coqueluche, visto que a proteção conferida pela doença não é permanente.

“Outro fator muito importante é a prevenção da transmissão da bactéria da coqueluche, principalmente para os menores de 1 ano de idade. A DTPa está indicada de acordo com o Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) para crianças menores de 7 anos com comorbidades do tipo cardiopatias, pneumopatias, neurológicos e eventos adversos graves após DTPa”, alertou Izabel.

O objetivo da campanha é conscientizar e incentivar a população sobre a importância da vacinação, com esclarecimentos de forma geral e distribuição de material informativo e explicativo, protegendo assim os indivíduos de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.