Terça, 25 de Janeiro de 2022 10:52
9298125-7000
Saúde Amazonas

Governo do Amazonas recebe da Opas doação de um aparelho enchedor de cilindro de oxigênio para Hospital de Tabatinga

12/01/2022 17h40
41
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Chamado de booster, o enchedor irá atender também à demanda de municípios do Alto Solimões

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu, nesta semana, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a doação de um aparelho enchedor de cilindro de oxigênio, chamado de booster, para ser usado na usina instalada no Hospital de Tabatinga (distante a 1.108 quilômetros de Manaus). O equipamento servirá para atender à demanda de cilindros em municípios do Alto Solimões.

O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, ressalta que a Opas está sempre atuando em parceria com o Governo do Amazonas, auxiliando com a doação de equipamentos e insumos no combate à pandemia de Covid-19.

O enchedor, que já está em pleno funcionamento no município, vai atender demanda tanto do Hospital de Tabatinga, quanto de municípios próximos, como Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, que precisarem abastecer os cilindros de oxigênio. O equipamento também vai ajudar pacientes que estão em atendimento domiciliar e necessitam dos cilindros.

A usina instalada no Hospital de Tabatinga tem capacidade de produção de 26 metros cúbicos de oxigênio por hora, sendo capaz de abastecer toda a demanda da unidade, mas para auxiliar no enchimento de cilindros é necessário que tenha um equipamento como o booster. Em uma hora, até quatro cilindros podem ser abastecidos através do equipamento.

A Opas ainda prevê a doação de mais um enchedor para ser usado na usina de oxigênio instalada no Hospital Regional de Tefé.

Aquisição – A SES-AM também está com um processo aberto para aquisição de enchedores, através do Edital PE 021/22. As empresas interessadas podem realizar a oferta até o dia 19 de janeiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.