NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Projetos da Susam podem se transformar em modelos internacionais de saúde pública

Projetos da Susam podem se transformar em modelos internacionais de saúde pública

Dois projetos de iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) podem se transformar em modelos internacionais de estratégias em saúde pública. Os sistemas serão apresentados nesta segunda-feira (07/10) na 2ª Pré-Conferência HSR da América Latina e do Caribe, em São Paulo, que terá a participação do secretário estadual de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias.

Caso sejam aprovadas nesta etapa, o Sistema de Transferências de Emergências Reguladas (Sister) e o projeto de Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde vão participar do VI Simpósio Global de Pesquisa em Serviços de Saúde, do Health Systems Global (HSG), em Dubai, no próximo ano.

Os programas – Desenvolvido pelo Complexo Regulador Estadual do Amazonas, e impantado em maio desse ano, o Sister realiza o gerenciamento das transferências de pacientes em estado crítico à rede hospitalar de atenção às urgências e emergências da capital. O programa reduziu o tempo médio das transferências na capital para menos de 12 horas. Já para pacientes do interior, que antes demorava até sete dias para serem transferidos, o tempo médio é de 36 horas.

“É uma inovação tecnológica utilizada por nós no Amazonas, não tem em outro lugar. São experiências que podem ser transformadas em políticas, em ações que outros países podem usar ou outros estados do Brasil”, disse o responsável pela implantação do Sister, Roberto Maia Bezerra.

A “Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde: efeitos inovadores no controle e eliminação da malária no Amazonas” é outro projeto desenvolvido pela secretaria  que possibilitou a redução de 24% nos casos de malária registrados no Amazonas no período de janeiro a junho.

O projeto, executado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), implementou estratégias  em 20 municípios e tem como diferencial a integração de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias nas ações de controle da malária. Outra novidade do projeto foi o uso de aplicativo para smartphones como estratégia de melhoria no tratamento do paciente e a educação continuada.

O evento – A Pré-Conferência HSG da América Latina e Caribe, que é  idealizada pelo Health Systems Global (HSG) e organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Saúde, reúne acadêmicos, formuladores de políticas, membros da sociedade civil e envolvidos em sistemas de saúde e pesquisa de políticas.

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio regional de experiências e estudos sobre questões de sistemas e serviços de saúde, em preparação para o 6º Simpósio Global de Pesquisa em Sistemas de Saúde 2020, em Dubai.

O Health Systems Global (HSG) é uma sociedade internacional de sistemas, programas e serviços de saúde para a inclusão de resultados das pesquisas nos serviços que  fortalecem os sistemas de saúde.

Legenda: Secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, defenderá projetos inovadores do Estado para a Saúde Pública na Pré-Conferência, nesta segunda-feira.

Foto: Divulgação/Secom

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

You must be logged in to post a comment

Arrow
Arrow
Slider