NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Lançamento da Década da Agricultura Familiar no Amazonas foi realizado na 41ª Expoagro

Lançamento da Década da Agricultura Familiar no Amazonas foi realizado na 41ª Expoagro

 

Com apoio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado (Fettragri-Am), lançou nesta quinta-feira (03/10), durante a programação da 41ª Feira e Exposição Agropecuária do Estado do Amazonas (Expoagro) a Década da Agricultura Famíliar no Amazonas.

 

O evento, que reuniu autoridades e sociedade civil, tem por objetivo dar visibilidade e reconhecimento ao papel dos agricultores e agricultoras familiares, e instituir políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar. Além disso, almeja produzir mais alimentos para a soberania alimentar nutricional e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

 

Para o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o espírito é de total integração, no intuito de sair das secretarias e conversar com os demais órgãos, em busca de parcerias para o setor primário. “Se a gente melhorar a agricultura familiar, conseguimos conservar a floresta, também a biodiversidade. É investindo no agricultor que nós vamos garantir a sustentabilidade. Eles, os agricultores familiares, são os maiores defensores da floresta”, destacou.

 

A Década da Agricultura Familiar foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de dezembro de 2017. Para a coordenação das ações, foi criado o Comitê Mundial de Planificação, em Roma, no qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) está envolvida nesse processo desde o princípio.

 

Para o secretário de Formação e Organização da Contag, Carlos Augusto, a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sepror, em retomar a Expoagro é um ato que contribui com o objetivo do lançamento da Década.

 

“Esse evento converge com o que estamos propondo para o agricultor. Esta integração é um passo importante para a integração da agricultura familiar que existe aqui na Amazônia. Desejo que depois desse grande evento possamos dar prosseguimento a outros projetos, que só vão nos fortalecer e fortalecer a agricultura familiar”, declarou.

 

Em 29 de maio de 2019, foi lançada oficialmente a Década da Agricultura Familiar e o seu Plano de Ação Global, em Roma. Na América Latina, o lançamento foi realizado no final de agosto, na República Dominicana.

 

FOTOS: Djalma Júnior/Sepror

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

You must be logged in to post a comment

Arrow
Arrow
Slider