NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Novo reservatório de água tratada da Cidade Nova beneficia 200 mil moradores

Novo reservatório de água tratada da Cidade Nova beneficia 200 mil moradores

O abastecimento de água para 91 bairros, comunidades e conjuntos habitacionais ganhou um reforço nesta quarta-feira, 7/8, com a entrega do novo reservatório de água tratada da Cidade Nova. A entrega, feita pela Prefeitura de Manaus e pela concessionária Águas de Manaus, dobrou a capacidade de reserva do Complexo do Distrito Norte, beneficiando aproximadamente 200 mil moradores das zonas Norte e Centro-Oeste da cidade.

O novo reservatório, que começou a ser erguido no fim do ano passado, possui 12 metros de altura e tem capacidade de armazenar até 7 milhões de litros de água tratada. “Esse é o segundo a ser entregue na Cidade Nova, o primeiro tem capacidade para 5 milhões e esse para mais 7 milhões de litros de água. A cidade vai crescendo e nós temos que acompanhar esse crescimento com água limpa e bem tratada. Hoje, já atendemos 98% da população de Manaus”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A nova unidade integra um grupo de cinco novos reservatórios construídos pela concessionária de água nas zonas Norte, Leste e Oeste da capital. O da Compensa e do Jorge Teixeira também já foram inaugurados e estão funcionando plenamente. Os reservatórios da Cidade de Deus e Colônia Santo Antônio serão inaugurados nos próximos meses. “Nós temos um cronograma, junto com a Águas de Manaus, e até o final do ano vamos inaugurar mais dois reservatórios parecidos com esse. Também vamos avançar muito no esgotamento sanitário”, garantiu o prefeito.

O Distrito Norte possui, atualmente, outros dois reservatórios que, juntos, somam 7,5 milhões de litros. Com a unidade inaugurada nesta quarta-feira, o complexo passará a operar com 14,5 milhões de litros. Além de dobrar a reserva de água tratada nas zonas Norte e Centro-Oeste, a nova unidade vai ajudar a reduzir as oscilações na pressão de água nos bairros abastecidos a partir do Distrito Norte, além de facilitar a implantação de expansões de redes na área.

“Além de abastecer 98% da população, temos que abastecer com regularidade e com tranquilidade. Então todos esses investimentos que estão sendo feitos são para que a população tenha água 24 horas por dia, sete dias por semana, sem nenhum problema na casa delas, independentemente de alguma manutenção que precise ser feita ou de alguma intercorrência que ocorra”, informou o presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.

Presente na inauguração do novo reservatório, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, destacou o trabalho feito pela prefeitura no saneamento básico. “O saneamento é um problema em todo Estado brasileiro e, na cidade de Manaus, os investimentos já mostram um bom resultado. Queremos agradecer em nome de todas as famílias que assistimos na secretaria de assistência social”, disse.

Manaus disponibiliza água tratada para 98% da população e as novas unidades de reservação estão sendo entregues pensando no crescimento vegetativo da cidade, dentro do plano de melhorias da concessionária e cumprindo com as metas contratuais estipuladas pela prefeitura.

Novos reservatórios

O reservatório da Cidade Nova é o terceiro inaugurado pela Prefeitura de Manaus e pela Águas de Manaus neste ano. Com os dois reservatórios que estão programados para serem entregues ainda este ano, as novas unidades acrescentarão 30 milhões de litros à reservação de água tratada na cidade, melhorando a qualidade de vida de uma população aproximada de 500 mil pessoas na capital.  Atualmente, a Águas de Manaus administra 182 reservatórios na cidade, que reservam 226 milhões de litros de água tratada.

A cada hora, 26 milhões de litros são captados do rio Negro pela concessionária. Ao longo do dia, são mais de 630 milhões de litros coletados e tratados. O volume é suficiente para abastecer a cidade. A água captada e tratada pela concessionária passa por um rígido controle de qualidade. Aproximadamente 30 mil análises são realizadas mensalmente pela empresa concessionária, em um processo produtivo que envolve mais de 600 pontos de coletas.

Toda essa operação, desde a captação, distribuição, até o abastecimento final ao consumidor, é fiscalizada pela prefeitura, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Os comentários estão fechados.
Arrow
Arrow
Slider