NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discute sobre os desafios de envelhecer

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discute sobre os desafios de envelhecer

 

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Politicas Públicas”, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Fundação Doutor Thomas, realizará nos dias 13 e 14/6, das 8h às 17h, a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças.

O evento municipal segue o tema proposto pelo Conselho Nacional do Idoso, o qual viabiliza a Conferência Nacional dos direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá até dezembro de 2019 no Distrito Federal. O tema escolhido, “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Politicas Públicas”, abordará a consolidação dos direitos da pessoa idosa.

A Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa é realizada desde 2006 e acontece também em âmbito municipal e estadual. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Santos, o evento representa um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso. “É um evento democrático referente às politicas públicas voltadas para a pessoa idosa que, remete a discussões sobre o comprometimento da sociedade, dos próprios idosos, gestores de políticas públicas e conselheiros, visando avaliar e oferecer propostas que possam melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade em Manaus”, disse.

Para a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, além de tratar dos desafios de envelhecer no século XXI, as atividades colocam em destaque o trabalho que vem sendo feito para conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa. “A parceria com o Conselho Municipal do Idoso vem fortalecendo a Politica Municipal do Idoso em Manaus, criando mecanismos necessários que garantam ao idoso a proteção aos seus direitos sociais, tais como moradia, saúde, lazer e outros. Qualquer tipo de violência deve ser denunciado, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica, autonegligência, medicamentosa, emocional e social. Denuncie, ligue para o Disque Direitos Humanos 100 ou Disque Idoso 165″,destacou.

Programação:

Quinta-feira (13 de junho)

Local: Auditório do Parque Municipal do Idoso

8h – Credenciamento (por eixos) / Coffee Breack

9h às 9h30 – Abertura solene

Hino Nacional com os idosos do PMI

Palavras da presidente do Conselho Municipal do Idoso, gestora da Política Municipal do Idoso e chefe do Poder Executivo

9h30 às 10h30 – Palestra magna – Dra. Simone Baçal- UFAM.

10h30 às 11h30 – Perguntas ao palestrante

11h30 às 14h – Almoço

14h às 17h – Apresentação e aprovação do Regimento Interno

17h – Encerramento

 

Sexta-feira (14 de junho)

Local: Auditório do Parque Municipal do Idoso

8h às 9h – Coffee Breack

9h às 11h – Apresentação dos facilitadores sobre cada eixo

Eixo I: Direitos Fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas – Sala Papoula (30 pessoas) I. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Eixo II: Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana – sala Orquídea (30 pessoas)

Eixo III: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idoso – Sala Margarida (30 pessoas)

Eixo IV: Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas – Sala Vitória Régia (30 pessoas).

11h às 12h – Plenária Final com Votação das Deliberações

12h às 12h30 – Explanação da metodologia e elaboração dos relatórios

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h – Conclusão dos relatórios dos grupos e entrega das avaliações aos facilitadores

15h às 16h – Apresentação à plenária dos relatórios dos grupos pelos relatores

16h às 17h – Votação dos delegados para a Conferência Estadual

17h – Encerramento (Apresentação Cultural) / Coffee Break

 

Mais informações: (92) 99118-5017, Márcia Santos, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Fotos: Divulgação/FDT

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

You must be logged in to post a comment

Arrow
Arrow
Slider