NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Oficinas de reaproveitamento de resíduos da Prefeitura são referência para municípios do interior

Oficinas de reaproveitamento de resíduos da Prefeitura são referência para municípios do interior

A oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos da Prefeitura de Manaus iniciada na última segunda-feira, 6/5, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, contou com a participação de representantes das prefeituras dos municípios de Fonte Boa, no Alto Solimões, a 660 quilômetros de Manaus, e Itapiranga, a 339 quilômetros da capital. Eles foram encaminhados pelas prefeituras exclusivamente para participar do curso.

As oficinas, realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), têm atraído o interesse de prefeituras de municípios do interior do Amazonas como estratégia eficiente de educação ambiental voltada para o combate ao descarte irregular e a possibilidade de geração de renda a partir dos produtos confeccionados.

As capacitações acontecem no Ecam Uai Shopping desde 2014. O objetivo principal é o de sensibilizar as pessoas a reutilizar material que poderia ser descartado, a exemplo de garrafas pet, papelão, jornal, revista, embalagens tetrapack, como as caixas de leite, que são objeto da atual oficina. Uma das participantes, Angra de Freitas, é coordenadora de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Fonte Boa. Ela conta que tomou conhecimento das oficinas por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município.

“Sinto-me muito feliz de estar participando, vindo de tão longe, representar o município aqui e aprender algo tão importante que é a reciclagem, que nos permitirá estimular as pessoas a retirarem o lixo das ruas da cidade para transformar em peças que poderão gerar renda para suas famílias”, afirmou Angra. Segundo ela, os ensinamentos recebidos em Manaus serão repassados para secretarias municipais que desenvolvem trabalhos voltados para mulheres.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Itapiranga, Clara Vicente, também participa da oficina pela primeira vez. “Trabalhamos diretamente com mulheres e estamos gostando de tudo. Todo conhecimento é bom, ainda mais quando é usado para o bem. Vai agregar muito ao nosso trabalho, porque falar sobre sustentabilidade é muito importante para as mulheres”, afirmou.

Gratuitas

 

As oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Manaus no Espaço da Cidadania Ambiental do Uai Shopping São José, na zona Leste. Gerido pela Semmas, como espaço dedicado à educação ambiental para as comunidades, o Ecam disponibiliza aulas sobre as técnicas de confecção de objetos variados a partir do reaproveitamento de diferentes tipos de materiais. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3236-8587 e 98842-2090.

A oficina atual é ministrada pela técnica em Educação Ambiental da Semmas, Francisca Godinho, em dois horários (das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h). As aulas se estenderão até o dia 24 de maio e as inscrições permanecerão abertas durante todo o período.

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Os comentários estão fechados.
Arrow
Arrow
Slider