NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Monitoramento da biodiversidade na Resex do Rio Gregório

Monitoramento da biodiversidade na Resex do Rio Gregório

Ao longo de todo o mês de maio, a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), recebeu ação de monitoramento da biodiversidade. A atividade foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora) e de moradores da Unidade de Conservação (UC).

A atividade foi dividida em dois momentos: capacitação de comunitários e o processo de monitoramento. De acordo com o técnico da Sema, Jefferson Moreira, o monitoramento tem grande importância sobre o uso dos recursos naturais da UC e também para verificar a efetividade da mesma.

“É por meio do monitoramento que verificamos a presença de espécies de mamíferos e aves que podem comprovar o equilíbrio ambiental do território. Monitoramos também as borboletas, que mostram as alterações que podem ocorrer no ambiente de maneira mais direta”, explicou Moreira.

As aves e mamíferos foram monitorados durante 10 dias em uma trilha de 5 quilômetros. Já o acompanhamento das borboletas foi feito durante sete dias em 16 armadilhas dispostas em quatro baterias, divididas entre os mesmos 5 quilômetros de trilha.

O monitoramento é realizado pelos próprios comunitários, que recebem a capacitação pelos técnicos da Sema antes de ir a campo. Ao longo do ano, são acompanhadas duas trilhas de 5 quilômetros. A segunda deverá ser monitorada no segundo semestre deste ano, devido à dificuldade logística para acessá-la neste período.

Para o gestor da Resex pela Sema, Walben Junior, a atividade é importante por envolver moradores. “Temos Agentes Ambientais Voluntários e outros moradores participando desta atividade. Com isso, eles percebem a importância da biodiversidade como indicativos nas atividades de conservação realizadas dentro da reserva”, destacou.

FOTOS: Divulgação/Sema

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Adão Gomes
Adão Gomes

CPANEL: Senha:tioadao Login:guiamanaus151122

Os comentários estão fechados.
Arrow
Arrow
Slider