NO DISCURSO EM DAVOS, JAIR BOLSONARO DIZ QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, PARA QUE O PAÍS SEJA VISITADO. ELA FAZ PROPAGANDA DA AMAZÔNIA E DAS PRAIAS. EM MANAUS: POLÍCIA MILITAR APREENDE MIL SACAS DE CARVÃO VEGETAL EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO "ÁGUIA - BOINA VERDE" AO ESTADÃO, HAMILTON MOURÃO TAMBÉM DISSE QUE DIVERGÊNCIAS ENTRE PAULO GUEDES E ONYX LORENZONI ESTÃO SUPERADAS. “TEM ESSES PRIMEIROS DEZ DIAS, QUE É O MOMENTO DE CONHECER AS COISAS. O PAULO E O ONYX JÁ TROCARAM BEIJINHOS E ESTÁ TUDO CERTO.”
Arrow
Arrow
Slider

Amazonas vacinará rebanho contra febre aftosa em 21 municípios

Amazonas vacinará rebanho contra febre aftosa em 21 municípios

Pecuaristas de 21 municípios do Amazonas deverão vacinar o rebanho contra a febre aftosa a partir desta quarta-feira, 1º de maio. A campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa”, coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, faz parte das ações de Defesa Sanitária Animal para promover a erradicação da doença em todo o estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais de 600 mil animais deverão ser imunizados. De acordo com a Adaf, conforme o calendário oficial do estado, por meio da Portaria 171/2018, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados nesta etapa contra a doença, com exceção dos municípios de Boca do Acre e Guajará, que vacinarão animais até 24 meses.

“Apesar do estado possuir o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, reforçamos o índice vacinal, que deverá ser superior a 80% de animais imunizados”, comentou a coordenadora estadual da Adaf do PNEFA, Joelma Silva.

Municípios – A campanha dos 21 municípios abrange: Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

A estimativa da Adaf é imunizar 640.680 mil cabeças de gado. Em 2018, o Amazonas atingiu um índice vacinal de mais de 98% do rebanho vacinado.

Aquisição das vacinas – As doses da vacina poderão ser adquiridas até o dia 31 de maio em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço é de R$ 1,90 a R$ 2,10 por dose (2 ml).

Notificação – Após a vacinação, o produtor rural deverá notificar a agência até o dia de 15 de junho que imunizou seu rebanho.

Adão Gomes
Adão Gomes Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Adão Gomes
Adão Gomes

CPANEL: Senha:tioadao Login:guiamanaus151122

Os comentários estão fechados.
Arrow
Arrow
Slider